BIBLIOGRAFIA
ALBANESE, J. S. (2012). Deciphering the Linkages between Organized Crime and Transnational Crime. Journal of International Affairs, v. 66, n. 1, p. 1-16, 2012.
BRENNER, Geraldo. Entendendo o comportamento criminoso. AGE Editora. Porto Alegre, 2009.
CARDOSO, Fernando Henrique; FOXLEY, Alejandro. América Latina: desafios da democracia e do desenvolvimento. Elsevier, 2009.
CARNEIRO, Leandro Piquet. Medidas fracas em tempo de crise: As políticas de segurança pública no Brasil. Brasil: A nova agenda social. Rio de Janeiro: LTC, 2011.
Governo do Canadá (2008), Survey of Fraud Against Businesses, Statistics Canada
Governo do Reino Unido (2012), Commercial Victimization Survey, Department of Commerce
VAN DIJK, Jan JM; TERLOUW, Gert Jan. An international perspective of the business community as victims of fraud and crime. Security journal, v. 7, n. 3, p. 157-167, 1996.
ANEXO II – FONTES
CONSIDERAÇÕES GERAIS
A abrangência dos mercados estudados é exclusivamente nacional/local, portanto, produtos ou similares importados não são considerados neste estudo.
Dúvidas ou questões sobre as notas de cálculos podem ser esclarecidas pelo e-mail do Departamento de Defesa e Segurança: [email protected].
GERAL
NAÇÕES UNIDAS. Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC). Foco em Tráfico Ilícito de Produtos Falsificados e Crime Organizado Transnacional. Disponível em: https:// www.unodc.org/documents/lpo-brazil//Topics_crime/Campanhas/Counterfeit_focussheet_PT_ HIRES.pdf. Dados referentes à descrição do setor alimentício e relatos de apreensões.
SETOR ALIMENTÍCIO
BRASIL. Ministério da Fazenda. Balanços Aduaneiros da Receita Federal do Brasil. Dados referentes a apreensões de bebidas de 2010 a 2021. Disponível em: https://www.gov.br/recei- tafederal/pt-br/centrais-de-conteudo/publicacoes/relatorios/aduana.
SÃO PAULO. Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo (SSP-SP). Ocorrências policiais registradas por mês pela SSP-SP. Dados referentes ao roubo de cargas de alimentos de 2012 a 2022. Disponível em: http://www.ssp.sp.gov.br/Estatistica/PerfilRoubo.aspx.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DAS INDÚSTRIAS DE ALIMENTAÇÃO (ABIA). Indústria da alimentação: principais indicadores econômicos. Dados referentes ao faturamento de alimentos e bebidas. Disponível em: http://www.abia.org.br/vsn/anexos/faturamento2016.pdf.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DAS INDÚSTRIAS DE ALIMENTAÇÃO (ABIA). Pesquisa Conjuntural. Dados referentes a unidades produzidas de alimentos e bebidas. Disponível em: http://www.abia. org.br/vsn/anexos/Pesquisa08-2017.pdf.
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE). Cadastro Central de Empresas. Dados referentes a postos de trabalho no setor de bebidas. Disponível em: http://www.sidra.ibge.gov.br/bda/tabela/protabl.asp.
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE). Cadastro Central de Empresas. Dados referentes a postos de trabalho no setor de alimentos. Disponível em: http://www.sidra.ibge.gov.br/bda/tabela/protabl.asp.
FEDERAÇÃO DAS INDÚSTRIAS DO ESTADO DE SÃO PAULO (Fiesp). Pesquisa do emprego. Dados referentes a postos de trabalho no setor de alimentos e bebidas. Disponível em: http://www. fiesp.com.br/indices-pesquisas-e-publicacoes/nivel-de-emprego/.
BRASIL. Ministério do Trabalho. Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, Ministério do Trabalho e Emprego (CAGED-MTE). Dados referentes à remuneração média nominal, por setor, dos empregados de São Paulo. Disponível em: http://bi.mte.gov.br/bgcaged/caged_anuario_rais/caged_anuario_raistela35.php.
INSTITUTO BRASILEIRO DE PLANEJAMENTO E TRIBUTAÇÃO (IBPT). Dados referentes à incidência de impostos no setor bebidas e alimentos. Disponível mediante cadastro em: https://deolho-noimposto.ibpt.org.br/.
SETOR AUTOMOBILÍSTICO
NAÇÕES UNIDAS. Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC). Foco em Trá- fico Ilícito de Produtos Falsificados e Crime Organizado Transnacional. Disponível em: https://www.unodc.org/documents/lpo-brazil//Topics_crime/Campanhas/Counterfeit_focus- sheet_PT_HIRES.pdf. Dados referentes à descrição do setor automotivo e relatos de apreensões.
SÃO PAULO. Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo (SSP-SP). Ocorrências policiais registradas por mês pela SSP-SP. Dados referentes a roubos e furtos de veículos e veículos recuperados de 2010 e 2022. Disponível em: http://www.ssp.sp.gov.br/Estatistica/Trimestrais.aspx.
BRASIL. Ministério da Fazenda. Balanços Aduaneiros da Receita Federal do Brasil. Dados referentes a apreensões de bebidas de 2010 a 2022. Disponível em: https://www.gov.br/receitafederal/pt-br/centrais-de-conteudo/publicacoes/relatorios/aduana.
ASSOCIAÇÃO NACIONAL DOS FABRICANTES DE VEÍCULOS AUTOMOTORES (ANFAVEA). Anuário da Indústria Automobilística Brasileira. Dados referentes à produção e ao faturamento de automóveis de 2016. Disponível em: https://anfavea.com.br/anuario2017/Anfavea_2017.pdf
SINDICATO NACIONAL DA INDÚSTRIA DE COMPONENTES PARA VEÍCULOS AUTOMOTORES (SINDIPEÇAS). Desempenho do Setor de Autopeças. Dados referentes à produção e ao faturamento de autopeças de 2010 a 2022. Economia/2017/Desempenho_Projecoes_Setembro_2017.pdf.
SINDICATO NACIONAL DA INDÚSTRIA DE COMPONENTES PARA VEÍCULOS AUTOMOTORES (SINDIPEÇAS). Desempenho da Indústria Brasileira de Autopeças. Dados referentes ao faturamento. Os valores de faturamento são dados em U$; foi utilizada taxa de câmbio para transformá-los em reais. Disponível em: https://www.sindipecas.org.br/sindinews/Economia/2018/Desempenho_Projecoes_2017-2018_Abril_2018.pdf
ASSOCIAÇÃO NACIONAL DOS FABRICANTES DE VEÍCULOS AUTOMOTORES (ANFAVEA). Anuário da Indústria Automobilística Brasileira. Dados referentes a postos de trabalho no setor automotivo. Disponível em: https://anfavea.com.br/anuario2017/Anfavea_2017.pdf
FEDERAÇÃO DAS INDÚSTRIAS DO ESTADO DE SÃO PAULO (FIESP). Pesquisa do Emprego.
Dados referentes a postos de trabalho no setor automotivo de 2014 a 2016. Disponível em: http://www.fiesp.com.br/indices-pesquisas-e-publicacoes/nivel-de-emprego/.
BRASIL. Ministério do Trabalho. Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, Ministério do Trabalho e Emprego (CAGED-MTE). Dados referentes à renda média do setor automotivo. Disponível em: http://bi.mte.gov.br/bgcaged/caged_anuario_rais/caged_anuario_raiste-la35.php.
INSTITUTO BRASILEIRO DE PLANEJAMENTO E TRIBUTAÇÃO (IBPT). Tabela de Imposto na Nota 2014. Dados referentes à incidência de impostos no setor bebidas e alimentos. Disponível me- diante cadastro em: https://deolhonoimposto.ibpt.org.br/.
SETOR DE BRINQUEDOS
BRASIL. Ministério da Fazenda. Balanços Aduaneiros da Receita Federal do Brasil. Dados referentes a apreensões de bebidas de 2010 a 2022. Disponível em: https://www.gov.br/receitafederal/pt-br/centrais-de-conteudo/publicacoes/relatorios/aduana.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DOS FABRICANTES DE BRINQUEDOS (ABRINQ). Dados referentes ao faturamento e ao pessoal ocupado do setor de brinquedos. Disponível em: http://www.abrinq.com.br/wp-content/uploads/2018/10/ESTATISTICAS-BRINQUEDOS-2017.pdf.
BRASIL. Ministério do Trabalho. Relação Anual de Informações Sociais. Remuneração média nominal dos empregados em 31/12 por área geográfica e subsetor. Disponível em: http://bi.mte.gov.br/bgcaged/caged_anuario_rais/caged_anuario_raistela35.php.
INSTITUTO BRASILEIRO DE PLANEJAMENTO E TRIBUTAÇÃO (IBPT). Tabela de Imposto na Nota 2014. Dados referentes à incidência de impostos no setor bebidas e alimentos. Disponível mediante cadastro em: https://deolhonoimposto.ibpt.org.br/.
SETOR DE ELETRÔNICO E INFORMÁTICA
SÃO PAULO. Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo (SSP-SP). Ocorrências policiais registradas por mês pela SSP-SP. Dados referentes a roubos de cargas de produtos eletrônicos e de informática no estado de São Paulo de 2017 a 2022. Disponível em: http://www.ssp.sp.gov.br/Estatistica/Pesquisa.aspx.
BRASIL. Ministério da Fazenda. Balanços Aduaneiros da Receita Federal do Brasil. Dados referentes à apreensão total do setor de eletroeletrônicos e de informática processados pela Receita Federal. Disponível em: https://www.gov.br/receitafederal/pt-br/centrais-de-conteudo/pu-blicacoes/relatorios/aduana.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DA INDÚSTRIA ELÉTRICA E ELETRÔNICA (ABINEE). Faturamento da indústria eletrônica por área. Dados referentes ao faturamento da indústria eletrônica. Disponível em: https://www.abinee.org.br/abinee/decon/dados/shfatrea.xlsx.
DEPARTAMENTO DE PESQUISAS E ESTUDOS ECONÔMICOS (DEPECON-FIESP/CIESP).
Panorama da Indústria de Transformação Brasileira. Dados referentes à participação do estado de São Paulo na produção de produtos eletrônicos e de informática. Disponível em: http://az545403.vo.msecnd.net/uploads/2015/05/panorama-da-industria_6a-edicao.pdf.
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE). Pesquisa Industrial Mensal (PIM). Dados referentes a produção física e faturamento. Disponível em: http://www.sidra.ibge.gov.br/bda/tabela/protabl.asp.
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE). Pesquisa Industrial Anual (PIA). Dados referentes ao índice mensal de variação de pessoal ocu- pado no setor de eletrônicos e de informática. Disponível em: http://www.sidra.ibge.gov.br/bda/tabela/protabl.asp .
FEDERAÇÃO DAS INDÚSTRIAS DO ESTADO DE SÃO PAULO (FIESP). Pesquisa do Emprego. Dados referentes ao nível de emprego do estado de São Paulo, empregados no setor de eletrônicos e de informática. Disponível em: http://www.fiesp.com.br/indices-pesquisas-e-publicacoes/nivel-de-emprego/.
BRASIL. Ministério do Trabalho. Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, Ministério do Trabalho e Emprego (CAGED-MTE). Dados referentes à remuneração média nominal, no setor de eletrônicos e de informática, dos empregados de São Paulo. Disponível em: http://bi.mte.gov.br/bgcaged/caged_anuario_rais/caged_anuario_raistela35.php.
INSTITUTO BRASILEIRO DE PLANEJAMENTO E TRIBUTAÇÃO (IBPT). Tabela de Imposto na Nota 2014. Dados referentes à incidência de impostos no setor bebidas e alimentos. Disponível me- diante cadastro em: https://deolhonoimposto.ibpt.org.br/.
SETOR DE HIGIENE
NAÇÕES UNIDAS. Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC). Foco em Tráfico Ilícito de Produtos Falsificados e Crime Organizado Transnacional. Disponível em: https://www.unodc.org/documents/lpo-brazil//Topics_crime/Campanhas/Counterfeit_focus- sheet_PT_HIRES.pdf. Dados referentes à descrição do setor de higiene e relatos de apreensões.
Relatório de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial. Disponível em: https://www.eco.unicamp.br/neit/images/stories/arquivos/relatorioABDI/Cosmeticos_vol_IV.pdf
BRASIL. Ministério da Fazenda. Balanços Aduaneiros da Receita Federal do Brasil. Dados referentes a apreensão do setor de higiene (perfumaria) de 2010 a 2022. Disponível em: https://www.gov.br/receitafederal/pt-br/centrais-de-conteudo/publicacoes/relatorios/aduana.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DA INDÚSTRIA DE HIGIENE PESSOAL, PERFUMARIA E COSMÉTICOS
(ABIHPEC). Panorama do Setor. Dados referentes ao faturamento do setor de higiene. Disponível em: https://abihpec.org.br/categoria_publicacoes/panorama-do-setor/.
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE). Pesquisa Industrial Mensal. Dados referentes à variação percentual mensal do faturamento do setor. Disponível em: http://www.sidra.ibge.gov.br/bda/tabela/protabl.asp.
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE). Cadastro Central de Empresas. Dados referentes a postos de trabalho do setor de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos. Disponível em: http://www.sidra.ibge.gov.br/bda/tabela/protabl. asp.
BRASIL. Ministério do Trabalho. Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, Ministério do Trabalho e Emprego (CAGED-MTE). Dados referentes à renda média do setor de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos. Disponível em: http://bi.mte.gov.br/bgcaged/caged_anuario_rais/caged_anuario_raistela35.php.
INSTITUTO BRASILEIRO DE PLANEJAMENTO E TRIBUTAÇÃO (IBPT). Tabela de Imposto na Nota 2014. Dados referentes à incidência de impostos na indústria de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos. Disponível mediante cadastro em: https://deolhonoimposto.ibpt.org.br/.
SETOR DE MEDICAMENTOS
SÃO PAULO. Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo (SSP-SP). Ocorrências policiais registradas por mês pela SSP-SP. Dados referentes a roubos de cargas de medicamentos no estado de São Paulo de 2012 a 2022. Disponível em http://www.ssp.sp.gov.br/Estatistica/Pesquisa.aspx.
BRASIL. Ministério da Fazenda. Balanços Aduaneiros da Receita Federal do Brasil. Dados referentes à apreensão total de medicamentos processados pela Receita Federal de 2010 a 2022. Disponível em: https://www.gov.br/receitafederal/pt-br/centrais-de-conteudo/publicacoes/re- latorios/aduana.
SINDICATO DA INDÚSTRIA DE PRODUTOS FARMACÊUTICOS DO ESTADO DE SÃO PAULO (SINDUSFARMA). Vendas do mercado farmacêutico: indicadores econômicos. Dados referentes ao faturamento do mercado farmacêutico. Disponível em: http://sindusfarma.org.br/cadastro/ index.php/site/ap_indicadores.
ASSOCIAÇÃO DOS LABORATÓRIOS FARMACÊUTICOS NACIONAIS (ALANAC). Evolução do faturamento das indústrias farmacêuticas. Dados referentes à evolução do faturamento das indústrias nacionais e multinacionais do mercado farmacêutico. Disponível em: http://www.alanac.org.br/noticias-setor.php?id_noticia=105.
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE). Cadastro Central de Empresas.
Dados referentes ao pessoal ocupado na fabricação de medicamentos. Disponível em: http://www.sidra.ibge.gov.br/bda/tabela/protabl.asp.
FEDERAÇÃO DAS INDÚSTRIAS DO ESTADO DE SÃO PAULO (FIESP). Pesquisa do Emprego. Dados referentes ao nível de emprego do estado de São Paulo, empregados no setor de medicamentos. Disponível em: http://www.fiesp.com.br/indices-pesquisas-e-publicacoes/nivel-de-emprego/.
BRASIL. Ministério do Trabalho. Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, Ministério do Trabalho e Emprego (CAGED-MTE). Dados referentes à remuneração média nominal, no setor de medicamentos, dos empregados de São Paulo entre 2010 a 2015. Disponível em: http://bi.mte.gov.br/bgcaged/caged_anuario_rais/caged_anuario_raistela35.php.
INSTITUTO BRASILEIRO DE PLANEJAMENTO E TRIBUTAÇÃO (IBPT). Tabela de Imposto na Nota 2014. Dados referentes à incidência de impostos no setor de medicamentos. Disponível me- diante cadastro em: https://deolhonoimposto.ibpt.org.br/.
SETOR QUÍMICO
SÃO PAULO. Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo (SSP-SP). Ocorrências policiais registradas por mês pela SSP-SP. Dados referentes a roubos de cargas de produtos químicos no estado de São Paulo de 2012 a 2022. Disponível em: http://www.ssp.sp.gov.br/Estatistica/Pesquisa.aspx.
BRASIL. Ministério da Fazenda. Balanços Aduaneiros da Receita Federal do Brasil. Dados referentes à apreensão total de inseticidas, fungicidas, herbicidas e desinfetantes do setor químico processados pela Receita Federal de 2010 a 2022. Disponível em: https://www.gov.br/receitafederal/pt-br/centrais-de-conteudo/publicacoes/relatorios/aduana.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DA INDÚSTRIA QUÍMICA (ABIQUIM). Desempenho da Indústria Química Brasileira. Disponível mediante cadastro em: https://abiquim-files.s3-us-west-2.amazo- naws.com/uploads/guias_estudos/Livreto_Enaiq_2020.pdf.
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE). Pesquisa Industrial Anual Empresa. Dados referentes ao valor bruto da produção da indústria química no estado de São Paulo. Disponível em: http://www.sidra.ibge.gov.br/bda/tabela/protabl.asp.
BRASIL. Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). Série histórica do levantamento de preços e de margens de comercialização de combustíveis. Dispo- nível em: https://www.gov.br/anp/pt-br/assuntos/precos-e-defesa-da-concorrencia/precos/precos-revenda-e-de-distribuicao-combustiveis/serie-historica-do-levantamento-de-precos.
BRASIL. Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). Anuário Estatístico Brasileiro do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis. Dados referentes à produção de petróleo, gás natural e biocombustíveis. Disponível em: https://www.gov.br/anp/pt-br/centrais-de-conteudo/publicacoes/anuario-estatistico.
BRASIL. Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). Preços de produtos derivados de petróleo. Dados referentes aos preços de produtores e importadores de derivados de petróleo. Disponível em: https://www.gov.br/anp/pt-br/assuntos/precos-e-de-fesa-da-concorrencia/precos/precos-de-produtores-e-importadores-de-derivados-de-petroleo.
SINDICATO NACIONAL DAS EMPRESAS DISTRIBUIDORAS DE COMBUSTÍVEIS E DE LUBRIFICANTES (SINDICOM). Combustíveis e Lubrificantes. Dados referentes a vendas consolidadas mensais por produto de combustíveis e lubrificantes. Disponível em: https://sindicom.com.br/index.php/dados-do-setor/.
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE). Cadastro Central de Empresas. Dados referentes ao total de pessoal ocupado na fabricação de produtos derivados do petróleo e de biocombustíveis. Disponível em: http://www.sidra.ibge.gov.br/bda/tabela/protabl.asp.
FEDERAÇÃO DAS INDÚSTRIAS DO ESTADO DE SÃO PAULO (FIESP). Pesquisa do Emprego. Dados referentes ao nível de emprego do estado de São Paulo, empregados no setor de químico. Disponível em: http://www.fiesp.com.br/indices-pesquisas-e-publicacoes/nivel-de-empre-go/.
BRASIL. Ministério do Trabalho. Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, Ministério do Trabalho e Emprego (CAGED-MTE). Dados referentes à remuneração média nominal, no setor químico, dos empregados de São Paulo. Disponível em: http://bi.mte.gov.br/bgcaged/caged_anuario_rais/caged_anuario_raistela35.php.
INSTITUTO BRASILEIRO DE PLANEJAMENTO E TRIBUTAÇÃO (IBPT). Tabela de Imposto na Nota
2014. Dados referentes à incidência de impostos no setor químico. Disponível mediante cadastro em: https://deolhonoimposto.ibpt.org.br/.
SETOR DE TABACO
SÃO PAULO. Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo (SSP-SP). Ocorrências policiais registradas por mês pela SSP-SP. Dados referentes a roubos de cargas de cigarros no estado de São Paulo de 2012 a 2022. Disponível em: http://www.ssp.sp.gov.br/Estatistica/Pesquisa.aspx.
BRASIL. Ministério da Fazenda. Balanços Aduaneiros da Receita Federal do Brasil. Dados referentes à apreensão total de cigarros e similares processada pela Receita Federal de 2010 a 2022. Disponível em: https://www.gov.br/receitafederal/pt-br/centrais-de-conteudo/publicacoes/relatorios/aduana.
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE). Pesquisa Industrial Anual Empresa. Dados referentes ao valor bruto da produção industrial do setor de tabaco. Disponível em: http://www.sidra.ibge.gov.br/bda/tabela/protabl.asp.
INSTITUTOBRASILEIRODEGEOGRAFIAEESTATÍSTICA(IBGE). Pesquisa Industrial Anual de Empresas. Dados referentes ao total de receitas líquidas de vendas do setor de tabaco. Disponível em: http://www.sidra.ibge.gov.br/bda/tabela/protabl.asp.
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE). Pesquisa Industrial
Mensal Produção Física. Dados referentes à variação percentual mensal da produção física e ao faturamento do setor de tabaco. Disponível em: http://www.sidra.ibge.gov.br/bda/tabela/protabl.asp.
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE). Pesquisa Industrial Mensal – Produção Física. Dados referentes ao pessoal ocupado na fabricação de produtos do tabaco. Disponível em: http://www.sidra.ibge.gov.br/bda/tabela/protabl.asp.
BRASIL. Ministério do Trabalho. Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, Minis- tério do Trabalho e Emprego (CAGED-MTE). Dados referentes à remuneração média nominal, no setor de tabaco, dos empregados de São Paulo. Disponível em: http://bi.mte.gov.br/bgcaged/caged_anuario_rais/caged_anuario_raistela35.php.
INSTITUTO BRASILEIRO DE PLANEJAMENTO E TRIBUTAÇÃO (IBPT). Tabela de Imposto na Nota 2014. Dados referentes à incidência de impostos no setor de tabaco. Disponível mediante cadastro em: https://deolhonoimposto.ibpt.org.br/.
SETOR DE VESTUÁRIO
SÃO PAULO. Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo (SSP-SP). Ocorrências policiais registradas por mês pela SSP-SP. Dados referentes a roubos de cargas no estado de São Paulo de 2012 a 2022. Disponível em: http://www.ssp.sp.gov.br/Estatistica/Pesquisa.aspx.
BRASIL. Ministério da Fazenda. Balanços Aduaneiros da Receita Federal do Brasil. Dados referentes à apreensão total do setor de vestuário processada pela Receita Federal de 2010 a 2022. Disponível em: https://www.gov.br/receitafederal/pt-br/centrais-de-conteudo/publicacoes/relatorios/aduana.
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE). Pesquisa Industrial Mensal. Dados referentes à produção física do setor confeccionista para 2015. Disponível em: http://www.sidra.ibge.gov.br/bda/tabela/protabl.asp.
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE). Cadastro Central de Empresas. Dados referentes ao pessoal ocupado nas indústrias de 2010 a 2013. Disponível em: https://sidra.ibge.gov.br/pesquisa/cempre/quadros/brasil/2020.
FEDERAÇÃO DAS INDÚSTRIAS DO ESTADO DE SÃO PAULO (FIESP). Pesquisa do Emprego. Dados referentes ao nível de emprego do estado de São Paulo de 2014 a 2016. Disponível em: http://www.fiesp.com.br/indices-pesquisas-e-publicacoes/nivel-de-emprego/.
BRASIL. Ministério do Trabalho. Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, Minis- tério do Trabalho e Emprego (CAGED-MTE). Dados referentes à remuneração média nomi- nal, por setor, dos empregados de São Paulo entre 2010 a 2016. Disponível em: http://bi.mte.gov.br/bgcaged/caged_anuario_rais/caged_anuario_raistela35.php.
INSTITUTO BRASILEIRO DE PLANEJAMENTO E TRIBUTAÇÃO (IBPT). Tabela de Imposto na Nota 2014. Dados referentes à incidência de impostos no setor têxtil e de confecções. Disponível mediante cadastro em: https://deolhonoimposto.ibpt.org.br/.
SISTEMA DE JUSTIÇA CRIMINAL
SÃO PAULO. Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. Demonstrativo dos últimos exercícios. Dados referentes ao orçamento público. Disponível em: http://www.al.sp.gov.br/leis/orcamento/demonstrativo-dos-ultimos-exercicios.
SÃO PAULO. Secretaria de Planejamento e Gestão. Orçamentos. Dados referentes ao orçamento de 2010 a 2022. Disponível em: http://planejamento.sp.gov.br/orcamento.
SÃO PAULO. Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. Lei Orçamentaria: Dados referentes ao orçamento de 2016. Disponível em: https://www.al.sp.gov.br/norma/?id=176875.
BRASIL, Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Dados referentes aos gastos mensais médios por preso no Brasil. Disponível em: https://www.cnj.jus.br/carmen-lucia-diz-que-preso-custa–13-vezes-mais-do-que-um-estudante-no-brasil/.
BRASIL, Ministério da Justiça e Segurança Pública. Plano Nacional de Segurança Pública: Dados referentes ao custo de construção de penitenciárias. Disponível em: http://www.justica.gov.br/noticias/plano-nacional-de-seguranca-preve-integracao-entre-poder-publico-e-sociedade.
CUSTO DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE (SUS)
SÃO PAULO. Secretaria de Segurança Pública (SSP-SP). Planejamento e Organização de Instituições de Saúde (PLANISA). Trabalhando em Redes Cooperativas: Compartilhamento para Sustentabilidade. Dados referentes ao número de homicídios dolosos, homicídios dolosos tentados, latrocínios, roubos e lesões corporais. Disponível em: http://www.ssp.sp.gov.br/Estatistica/Pesquisa.aspx.
PRODUÇÃO ILÍCITA NACIONAL
SÃO PAULO. Secretaria de Segurança Pública (SSP-SP). Ocorrências policiais registradas por mês pela SSP-SP. Dados referentes a roubos e furtos de 2010 a 2022. Disponível em: http://www.ssp.sp.gov.br/Estatistica/Trimestrais.aspx.
SÃO PAULO. Secretaria de Segurança Pública (SSP-SP). Ocorrências policiais registradas por mês pela SSP-SP. Dados referentes a roubos e furtos de 2012 a 2022. Disponível em: http://www.ssp.sp.gov.br/Estatistica/Pesquisa.aspx.
TAXA DE TRANSNACIONALIDADE
SÃO PAULO. Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo (SSP-SP). Ocorrências policiais registradas por mês pela SSP-SP. Dados referentes a roubos de carga de 2012 a 2022. Disponível em: http://www.ssp.sp.gov.br/Estatistica/PerfilRoubo.aspx.
BRASIL. Ministério da Fazenda. Balanços Aduaneiros da Receita Federal do Brasil. Dados referentes a apreensões de 2010 a 2022. Disponível em: https://www.gov.br/receitafederal/pt-br/centrais-de-conteudo/publicacoes/relatorios/aduana.
MERCADOS ILÍCITOS TRANSNACIONAIS EM SÃO PAULO – ANUÁRIO 2023 75
SÃO PAULO. Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo (SSP/SP). Ocorrências policiais registradas por mês pela SSP-SP. Dados referentes a roubos e furtos de 2010 e 2022. Disponível em: http://www.ssp.sp.gov.br/Estatistica/Trimestrais.aspx.
SÃO PAULO. Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo (SSP-SP). Ocorrên- cias policiais registradas por mês pela SSP-SP. Dados referentes a roubos e furtos de 2012 a 2022. Disponível em: http://www.ssp.sp.gov.br/Estatistica/Pesquisa.aspx.
TAXA DE VIOLÊNCIA
SÃO PAULO. Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo (SSP-SP). Ocorrências policiais registradas por mês pela SSP-SP. Dados referentes a roubos e furtos de 2010 e 2022. Disponível em: http://www.ssp.sp.gov.br/Estatistica/Trimestrais.aspx.
SÃO PAULO. Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo (SSP-SP). Ocorrências policiais registradas por mês pela SSP-SP. Dados referentes a roubos e furtos de 2012 a 2022. Disponível em: http://www.ssp.sp.gov.br/Estatistica/Pesquisa.aspx.
SÃO PAULO. Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo (SSP-SP). Ocorrências policiais registradas por mês pela SSP-SP. Dados referentes a roubos de carga de 2012 a 2022. Disponível em: http://www.ssp.sp.gov.br/Estatistica/PerfilRoubo.aspx.
ESCOLA
CAMPANHA NACIONAL PELO DIREITO À EDUCAÇÃO. Educação pública de qualidade: quanto custa esse direito?, 2011. Disponível em: http://campanha.org.br/wp-content/uploads/2016/02/ CAQieducativo_2Edicao.pdf.
INSTITUTO BRASILEIRO DE PLANEJAMENTO E TRIBUTAÇÃO (IBPT). Tabela de Imposto na Nota 2014. Dados referentes à incidência de impostos. Disponível mediante cadastro em: https://deolhonoimposto.ibpt.org.br/.
ALUNO
CAMPANHA NACIONAL PELO DIREITO À EDUCAÇÃO. Educação pública de qualidade: quanto custa esse direito?, 2011. Disponível em: http://campanha.org.br/wp-content/uploads/2016/02/CAQieducativo_2Edicao.pdf.
INSTITUTO BRASILEIRO DE PLANEJAMENTO E TRIBUTAÇÃO (IBPT). Tabela de Imposto na Nota 2014. Dados referentes à incidência de impostos. Disponível mediante cadastro em: https://deolhonoimposto.ibpt.org.br/.
VIATURA
SÃO PAULO. Portal do Governo do Estado de São Paulo. SP Notícias. São Paulo terá 457 novas viaturas das polícias Civil e Militar. Disponível em: http://www.saopaulo.sp.gov.br/spnoticias/lenoticia.php?id=236355&c=560.
INSTITUTO BRASILEIRO DE PLANEJAMENTO E TRIBUTAÇÃO (IBPT). Tabela de Imposto na Nota 2014. Dados referentes à incidência de impostos. Disponível mediante cadastro em: https://deolhonoimposto.ibpt.org.br/.
CUSTEIO DE HOSPITAIS
ZANCHET, Aládio; BELINI, Giusley; KINZLER, Jante. Estrutura de custos de um hospital público e seu resultado econômico: um estudo de caso. Universidade Estadual do Oeste do Paraná, v. 7,n. 13, 2007. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/csaemrevista/article/view/2010.
INSTITUTO BRASILEIRO DE PLANEJAMENTO E TRIBUTAÇÃO (IBPT). Tabela de Imposto na Nota 2014. Dados referentes à incidência de impostos. Disponível mediante cadastro em: https://deolhonoimposto.ibpt.org.br/.
AGENTES FEDERAIS
MINISTÉRIO DA FAZENDA – ESCOLA DE ADMINISTRAÇÃO FAZENDÁRIA. Edital ESAF N°18. Disponível em: https://repositorio.enap.gov.br/jspui/handle/1/5587.
INSTITUTO BRASILEIRO DE PLANEJAMENTO E TRIBUTAÇÃO (IBPT). Tabela de Imposto na Nota 2014. Dados referentes à incidência de impostos. Disponível mediante cadastro em: https://deolhonoimposto.ibpt.org.br/.
BRASIL. Ministério da Fazenda. Diário Oficial da União: Dados referentes ao salário de audi- tor fiscal da Receita Federal. Disponível em: https://exame.abril.com.br/carreira/os-salarios-das-carreiras-mais-disputadas-na-receita-federal/.
CESTA BÁSICA
DEPARTAMENTO INTERSINDICAL DE ESTATÍSTICA E ESTUDOS SOCIOECONÔMICOS (DIEESE).
Cesta Básica de Alimentos. Disponível em: https://www.dieese.org.br/cesta/.
NÍVEL DE ROUBOS – TAXA DE 100 MIL/HABITANTES – ESTUDOS COMPARADOS
UNITED NATIONS OFFICE ON DRUGS AND CRIME (UNODC). UNODC Statistic. Crime and Justice. Crime – Robbery. Dados referentes à taxa de roubos de 100 mil/habitantes, em Brasil, Es- tados Unidos, Itália, Paraguai e Reino Unido. Disponível em: https://data.unodc.org/#state:0.
CONTROLE DE FRONTEIRAS
SINDIRECEITA. Fronteiras abertas: um retrato do abandono da aduana brasileira. Disponível em: http://issuu.com/sindireceita/docs/livro_fronteiras_abertas/1.
SINDIRECEITA. Controle de fronteiras: uma análise do abandono da aduana brasileira. Disponível em: https://sindireceita.org.br/images/bkp/uploads/2015/06/documento-aduana–brasil-final-29.pdf.
Lanchas da Receita Federal são exemplo de descaso. Revista Tributu$. Disponível em: https://sindireceita.org.br/images/bkp/uploads/2012/01/lanchas.pdf. Acesso em: 31/01/2023.
O ESTADO DE SÃO PAULO. O efeito da crise na segurança. Dados referen- tes ao Sistema Integrado de Monitoramento de Fronteiras (Sisfron). Disponível em: http://opiniao.estadao.com.br/noticias/geral,o-efeito-da-crise-na-seguranca,1697826.